O que e Exsudatos Algodonosos?

O que e Exsudatos Algodonosos?

O que é Exsudatos Algodonosos?

Na histopatologia, os exsudatos algodonosos são caracterizados pelo edema focal da camada de fibras nervosas na presença de corpos cistóides que são segmentos de células ganglionares infladas por axoplasma estagnado.

O que é sinal de Salus?

Com o avançar do processo, pode- se observar uma deflexão ou mudança no trajeto da vênula junto ao cruza- mento, ao que chamamos de sinal de Salus. Se, além dessa deflexão, ocorre um esbatimento com afinamento das porções proximal e distal da vênula, a modificação é denominada sinal de Gunn (Figura 2).

O que é cruzamento Av Patologico?

Cruzamentos AV patológicos A arteríola e a vênula compartilham a adventícia no local onde se cruzam. O espessamento arteriolar na hipertensão causa alterações patológicas nos cruzamentos. O sinal mais precoce é o ocultamento da vênula.

O que é sinal de Gunn?

Sinal indicativo de arteriosclerose dos vasos da retina e que consiste em observar, no exame oftalmoscópico, cruzamentos vasculares arteriovenosos.

O que é exsudatos duros?

Exsudatos duros: são depósitos de lipídios e/ou lipoproteínas e indicam aumento da permeabilidade vascular retiniana. São vistos como pontos amarelos bem circunscritos e profundos em relação aos vasos da retina; Hemorragias: decorrem de lesão da parede vascular.

O que é exsudato nos olhos?

Exsudatos duros são resultado de transudação crônica. A dificuldade em visualizar um padrão de coróide indica edema retiniano difuso. A palidez do disco indica atrofia óptica. Retinopatia diabética proliferativa.

O que é retinopatia hipertensiva grau 2?

Classificação da retinopatia hipertensiva Grau 2 – estreitamento arteriolar óbvio com irregularidades focais; Grau 3 – para além do observado no grau 2, observa-se hemorragia e/ou exsudados da retina; Grau 4 – para além do observado no grau 3, ocorre edema da papila.

O que é has maligna?

A hipertensão maligna é uma complicação grave da hipertensão arterial, caracterizada por elevação importante e aguda da pressão arterial, insuficiência renal rapidamente progressiva, retinopatia com exsudatos, hemorragias e papiledema, culminando com a morte do paciente em poucos meses se não tratada adequadamente.

O que é estreitamento arteriolar difuso?

O estreitamento ou constrição arteriolar difusa ocorre devido ao vasoespasmo e aumento do tônus vascular eh a característica mais marcante e precoce da RH. A redução do calibre vascular arteriolar leva a diminuição da proporção de calibre observado ao exame clinico .

Como fazer o exame retinografia?

Como é feito o exame de Retinografia? O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos. O paciente deve se sentar em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila deverá ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas.

O que é a retinopatia hipertensiva?

Quando a pressão arterial está muito alta, os vasos dos olhos podem sofrer consequências. Entre os problemas, está a Retinopatia Hipertensiva. A doença, afeta a retina, parte dos olhos responsável por “formar” a nossa visão. Se não tratada, a doença pode causar a perda da visão.

O que é Retinopatía hipertensiva leve?

A retinopatia hipertensiva resulta de alterações sofridas pelos vasos da retina em doentes com hipertensão arterial. As mudanças observadas na retina, resultantes da retinopatia hipertensiva, são mudanças ocorridas na circulação arterial e arteriolar como consequência da pressão arterial elevada.