Qual ciclo de vida das pteridofitas?

Qual ciclo de vida das pteridofitas?

Qual ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Qual a fase duradoura do ciclo de vida das pteridófitas?

Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro – morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação – e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Como é o ciclo de vida de uma samambaia?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. Inicialmente, o esporófito (2n), que é a samambaia propriamente dita, produz esporos haploides (n) através da meiose.

Como é o ciclo de reprodução das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

Como é o ciclo de vida das briófitas?

As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos.

Como é o ciclo de vida das plantas?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.

Qual a fase duradoura do ciclo de vida das briófitas?

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma planta?

Quanto as etapas do ciclo da vida de um musgo e de uma samambaia?

(Mack) Quanto às etapas do ciclo de vida de um musgo e de uma samambaia, representadas abaixo, é correto afirmar que: * a) 1 e 3 representam a fase gametofítica. b) Em 2 são produzidos somente gametas mas-culinos. c) 2 e 3 são fases haploides. d) A meiose ocorre em 1 e 3.

Qual é o ciclo de vida do Pinheiro?

Como todas as plantas vasculares, o pinheiro apresenta alternância entre duas gerações no seu ciclo vital. Assim conclui-se, que o ciclo de vida do pinheiro é haplodiplonte: neste tipo de ciclo existe nítida alternância de fases nucleares e de gerações pois a meiose e a fecundação estão separadas no tempo.

Como se dá a reprodução assexuada das pteridófitas?

Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.

Como ocorre a reprodução das briófitas e pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas.