Como controlar pragas na soja?

Como controlar pragas na soja?

Como controlar pragas na soja?

Controle da Praga O manejo da lagarta-do-cartucho deve iniciar com a dessecação da cultura de cobertura para a produção de palha no Sistema Plantio Direto (SPD). Se, durante o plantio for observada a presença de lagartas, deve ser realizada a aplicação de inseticidas para evitar redução do stand de plantas.

Como é feito o monitoramento de pragas na cultura da soja?

O pano-de-batida foi estabelecido para detecção de lagartas desfolhadoras e percevejos fitófagos na cultura da soja. É um método bastante prático e eficiente. Ele possibilita a detecção da ocorrência de diversos insetos na lavoura, até mesmo dos inimigos naturais ali presentes.

Quais os Métodos Gerais de controle para pragas e doenças na cultura da soja?

Dentre estas destacam-se: rotação e sucessão de culturas, utilização de cultivares resistentes, utilização de sementes certificadas e sadias, época de plantio, controle cultural, respeitar o vazio sanitário, controle biológico, controle químico.

Como realizar o controle integrado na cultura da soja?

Controle utilizando plantas resistentes O uso de plantas transgênicas é uma maneira bastante efetiva de combater as principais pragas da cultura (lagartas desfolhadoras). No MIP da soja, é importante que, ao utilizar esse tipo de manejo, se tenha a área de refúgio para contribuir no manejo de resistência das pragas.

Como acabar com a lagarta da soja?

Para controlar as lagartas na soja, não existe apenas um método que irá acabar com todas elas. No Manejo Integrado de Pragas (MIP), você deve iniciar com a base, que é o monitoramento, e partir para o controle após a tomada de decisão.

Quais são os níveis de ação para as principais pragas da soja?

Níveis de ação para as principais pragas da cultura da soja nos estádios vegetativos e reprodutivos. Os níveis foram estabelecidos com o número de insetos por metro de linha da cultura. Ressalta-se que os níveis de controle ainda são eficientes e podem ser usados para a tomada de decisão nas lavouras.

Como fazer o monitoramento de pragas?

Como fazer o monitoramento de pragas?

  1. Amostragem de solo. Alguns solos já apresentam pragas subterrâneas que, quando não controladas, podem gerar perdas severas no cultivo.
  2. Armadilhas. Uma excelente alternativa para a detecção de pragas é o uso de armadilhas.
  3. Pano-de-batida.
  4. Exame de plantas.

Como é feito e para que serve o monitoramento de pragas?

O monitoramento de pragas é a prática que consiste em determinar a situação das pragas na cultura, avaliar os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e definir o momento correto da aplicação do defensivo. A prática faz parte das Boas Práticas Agronômicas para manejo das culturas Bt.

Quais são os métodos de controle de pragas?

Os tipos de controle podem e, preferencialmente, devem ser usados de maneira integrada para controle das pragas no campo em praticamente qualquer cultura agrícola. Os métodos citados foram: controle cultural, controle biológico, controle comportamental, controle genético, controle varietal e controle químico.

Quais os métodos utilizados no controle de pragas?

As mais comuns são:

  • rotação de culturas;
  • aração do solo;
  • época de plantio e colheita;
  • destruição de restos de cultura;
  • cultura no limpo;
  • poda;
  • adubação e irrigação;
  • plantio direto e outros sistemas de cultivo.

Como se faz o MIP?

Para fazer o MIP adequadamente entender alguns conceitos importantes:

  1. Nível de dano econômico: acima desse nível de população da praga há danos econômicos para o produtor;
  2. Nível de controle: é quando devemos fazer alguma medida de controle.

Como elaborar um MIP?

Como fazer o manejo integrado de pragas (MIP) da soja

  1. Pano de batida.
  2. Uso de armadilhas.
  3. Controle cultural.
  4. Controle comportamental.
  5. Controle biológico.
  6. Controle varietal.
  7. Controle químico.

Qual a melhor alternativa para o controle da praga da soja?

Uma das alternativas do controle biológico de pragas da soja é realizar a soltura de inimigos naturais cultivados em laboratório na área. O uso do baculovirus, por exemplo, tem sido expressivo no controle da praga helicoverpa armigera.

Quais são as principais pragas da soja?

Confira a seguir quais são as principais pragas da soja e como realizar o manejo integrado de cada uma delas para garantir um MIP eficiente em sua lavoura. A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) age como desfolhadora na lavoura, atacando primeiramente as partes aéreas da planta.

Como ocorrem as pragas na lavoura de soja?

Na lavoura de soja, algumas pragas ocorrem logo no plantio. E, se você não conhecê-las muito bem, pode ser pego de surpresa. As quatro principais que atacam logo após a germinação são os corós, percevejo-castanho-da-raiz, lagarta-elasmo e lagarta-rosca .

Como controlar o comportamento das pragas?

Como exemplo, podemos citar o uso de sementes de qualidade, a rotação de culturas, a limpeza da área antes do plantio, e o uso de refúgios com plantas hospedeiras alternativas que atraiam as pragas. O controle comportamental basicamente envolve o uso de práticas que alterem o comportamento das pragas.