O que e a teoria de Gardner?

O que e a teoria de Gardner?

O que é a teoria de Gardner?

Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.

Quais são as múltiplas inteligências?

São elas: espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal, naturalística e musical. Ele sugere que o ser humano dispõe de graus variados de cada uma dessas inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar coisas novas.

O que é inteligência para Howard Gardner?

Segundo Gardner (1995, p. 21) a inteligência: (…) implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantesnumdeterminado ambiente ou comunidade cultural.

Como pode ser definido inteligências múltiplas?

Trata-se da habilidade de um indivíduo lidar criativamente com as palavras, envolvendo os diferentes níveis de linguagem, como semântica, morfologia, sintaxe, fonética, fonologia, entre outros, e se expressar de forma oral, escrita ou sinais.

Quais são as Inteligências Múltiplas de Gardner?

As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada …

Qual a finalidade da teoria das inteligências múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas defende a ideia de que a inteligência não deve ser vista como uma só dimensão, e sim como algo que contempla uma série de áreas diferentes. Conhecer essa teoria é importante para os gestores buscarem conhecer as potencialidades dos seus funcionários.

Quais são as 9 inteligências múltiplas?

9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho

  1. Inteligências que todo gestor deveria valorizar.
  2. Inteligência lógico-matemática.
  3. Inteligência espacial.
  4. Inteligência linguística.
  5. Inteligência musical.
  6. Inteligência corporal.
  7. Inteligência intrapessoal.
  8. 7.Inteligência interpessoal.

O que são inteligências múltiplas e quais são elas?

Na década de 80, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, criou o termo Inteligências Múltiplas. Segundo esse conceito, as pessoas possuem diferentes tipos de inteligência, que podem ser aplicadas em áreas totalmente diferentes do conhecimento.

Quais as inteligências descritas por Gardner?

Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes umas das outras, elas raramente funcionam isoladamente.

Quais os tipos de inteligência segundo Howard Gardner?

Quais são os 9 tipos de inteligência?

  1. Espacial. A inteligência espacial está ligada à capacidade de processar informações tridimensionais e diferenciar cores, linhas, espaços, figuras e formas.
  2. Corporal e cinestésica.
  3. Musical.
  4. Intrapessoal.
  5. Interpessoal.
  6. Lógico-matemática.
  7. Linguística.
  8. Existencial.

Quais são e para que servem as inteligências múltiplas?

O que é a Teoria das Inteligências Múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas foi criada pelo psicólogo Howard Gardner na década de 90. Ele acredita que a inteligência pode ser abordada por vários aspectos e que os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes, assim, apresentando diferentes inteligências.